Romã com travesseiro nasceu da minha vontade e da necessidade de escrever.Falar do mundo, falar de tudo...O nome saiu de uma música do grupo Legião Urbana, chamada:"se fiquei esperando meu amor passar", na qual o eu lírico diz:"sei rimar romã com travesseiro".Sempre pensei em qual seria o "porquê" deste verso, o que queria dizer....Pesquisei ,li, reli e cantei a letra diversas vezes ...A minha conclusão(temporária) foi que o amor permite que coisas aparentemente impossíveis aconteçam, o amor dá a liberdade para que possamos fazer tudo, inclusive "rimar romã com travesseiro".Talvez não tenha sido esta a intenção dos autores , mas como leitora tenho todo o direito de fazer a minha (re)leitura, a minha interpretação...Romã com travesseiro é uma rima impensada, mas não impossível.







quinta-feira, 19 de maio de 2011

Música de manivela

Sente-se diante da vitrola
E esqueça-se das vicissitudes da vida
Na dura labuta de todos os dias
Não deve ninguém que se preze
Descuidar dos prazeres da alma

Discos a todos os preços

Este poema de Oswald de Andrade, tão singelo, retoma uma questão  fundamental na vida de qualquer ser humano: a presença da arte, representada no poema pela música.
Fico pensando:será que viveríamos sem música?Alguém disse que a "necessidade é a mãe das invenções",logo,  a música é uma necessidade, assim como, comer, beber água e amar.O que lamento é que muitos se fechem  para novos artistas, para outros ritmos e acabem se tornando reféns de um único tipo de música e que, às vezes, nem  é arte ...é só barulho e poluição sonora.Claro que respeito todos os gostos, mas é triste ver que muitos escutem justamente aquilo que os aliena e os manipula, e que já por estarem alienados não se deem conta disso.Em minhas aulas, discuto com os alunos se gostamos por que queremos ou aprendemos a gostar do que  a mídia quer que gostemos? 
Será que ainda sabemos apreciar a boa música?E, quando digo boa não estou aqui me referindo a um cantor ou a um estilo.Digo boa, em questão de conteúdo, de sentimento e de valores.Afinal, estes não são os aspectos que arte expressa? Muitas vezes me perguntei por que a maior parte das nossas rádios(99,9%), toca tão pouco a MPB e não valoriza grupos que resgatam a cultura  local, a nossa cultura...Dizem que é porque o "povo" não pede, mas acredito que o povo não peça porque não conhece.E isto é bem fácil de ser demonstrado porque quando estoura uma música de um artista considerado mais cult nas rádios, é sempre uma música que está presente em alguma novela.E novelas são vistas.
Se houvesse divulgação de outros artistas que em suas letras não tratassem tanto de partes íntimas femininas ou apresentassem tanta conotação sexual,será que as pessoas rejeitariam? Se tivessem a oportunidade de escutar boas músicas, não aprenderiam a gostar também?Será que é tão difícil assim gostar de "cotidiano", de "pais e filhos", de "oração ao tempo" e de tantas outras?
Lamento pelas gerações que agora estão na faixa etária de 10-20 anos, porque não sei o que eles oferecerão aos seus filhos para ouvir, já que estão tendo seu gosto musical moldado por uma mídia inescrupulosa...
O bom é que  ARTISTAS sempre existirão, divulgados ou não.Sempre haverá boa música a ser apreciada, mesmo que sejam os clássicos de sempre e ainda bem que a arte de verdade é imortal.
Seremos então, como os portugueses: sobrevivendo de glórias passadas...